SOFTWARE LIVRE __ CIDADANIA DIGITAL
HOJE COMEÇAMOS A AULA ASSISTINDO A UM VÍDEO DO PROFESSOR E DOUTOR SÉRGIO AMADEU, ONDE PALESTRAVA SOBRE A NECESSIDADE DE LIBERDADE DE COMUNICAÇÃO PARA O EFETIVO EXERCÍCIO DA CIDADANIA. SOBRETUDO A VIRTUAL. RELATOU SOBRE A DIFICULDADE DE SE TER ESSA LIBERDADE UMA VEZ QUE O CAPITALISMO E A NECESSIDADE DE LUCRO É O QUE ORIENTA O COMPORTAMENTO HUMANO.
ENTRE OUTRAS COISAS TAMBÉM FALOU DA IMPORTÂNCIA DE MANTER O DIREITO DO ANONIMATO VIRTUAL, DO CONTRÁRIO ONDE ESTARIA A LIBERDADE?
MENCIONOU SOBRE AS MANOBRAS QUE OS ESTADOS UNIDOS TEM FEITO PARA CONTROLAR AINDA MAIS OS MECANISMOS VIRTUAIS, IMPEDINDO A CIRCULAÇÃO DESSES SOFTWARES LIVRES, IMPEDINDO QUE SEUS CÓDIGOS FONTE SEJAM RECONHECIDOS PELAS MÁQUINAS E PORTANTO SE TORNEM INOPERANTES.
PS.: desculpa se falei muita besteira, mas foi isso que consegui entender!
sábado, 1 de novembro de 2014
SOFTWARE LIVRE - GIMP
GIMP is the GNU Image Manipulation Program - Editor de imagens, que por ser software livre nos permite não só a utilização, mas também lançar mão da liberdade que esse tipo de programa nos proporciona.
Quer ir a uma praia lotada e postar uma foto como se estivesse em uma ilha deserta? Ou zoar com seus amigos, transformando completamente suas fotografias? Ou ainda, ficar com a cara da riqueza e o corpo dos seus sonhos?
Tudo isso e muito mais, é possível utilizando o GIMP..
Depois me conta o resultado!
Quer ir a uma praia lotada e postar uma foto como se estivesse em uma ilha deserta? Ou zoar com seus amigos, transformando completamente suas fotografias? Ou ainda, ficar com a cara da riqueza e o corpo dos seus sonhos?
Tudo isso e muito mais, é possível utilizando o GIMP..
Depois me conta o resultado!
SOFTWARE LIVRE - AUDACITY
Vamos começar do principio.
Software Livre só é livre porque permite o acesso gratuito (ou seja, não tem fins lucrativos), mas não só isso, a marca maior desse software é a liberdade que o usuário tem para fazer alterações no programa,de forma a contribuir para o seu aperfeiçoamento, e de compartilhar as alterações feitas.
O Audacity é um software livre que nos dá ferramentas para fazer edição e gravação de áudio. É possível fazer desde simples cortes até montagens de vários áudios diferentes, claro que cuidando para que haja harmonia entre elas.
É possível tornar o som mais grave ou mais agudo, limpar ruídos, em fim, para tanto é preciso tempo disponível, porque é um trabalho minucioso, e um certo domínio das ferramentas disponíveis. Então é possível fazer verdadeiras maravilhas.
Software Livre só é livre porque permite o acesso gratuito (ou seja, não tem fins lucrativos), mas não só isso, a marca maior desse software é a liberdade que o usuário tem para fazer alterações no programa,de forma a contribuir para o seu aperfeiçoamento, e de compartilhar as alterações feitas.
O Audacity é um software livre que nos dá ferramentas para fazer edição e gravação de áudio. É possível fazer desde simples cortes até montagens de vários áudios diferentes, claro que cuidando para que haja harmonia entre elas.
É possível tornar o som mais grave ou mais agudo, limpar ruídos, em fim, para tanto é preciso tempo disponível, porque é um trabalho minucioso, e um certo domínio das ferramentas disponíveis. Então é possível fazer verdadeiras maravilhas.
CIBERCULTURA E A DESUMANIZAÇÃO
É inegável dizer que a tecnologia chegou pra ficar, trazendo com ela grandes benefícios e muitas facilidades pra vida de toda sociedade. Da mesma forma que é inegável dizer todos os avanços e modernidades tem tornado o homem cada vez menos humano.
O homem está menos humano, isso no duplo sentido da palavra. Desumano por mover e ser movido cada vez máquinas ou algum tipo de tecnologia, e desumano porque, pelo menos em parte, tem contribuído para que o homem esteja mais insensível e indiferente aquilo que está além da sua própria realidade.
Usamos cada vez menos nossas mentes para resolver contas simples porque recorremos logo a uma calculadora que faz todo serviço por nós, inventamos o controle remoto que proporciona a comodidade com a mesma intensidade que nos faz mais sedentários e propícios a doenças.
É muito comum ver em programas jornalísticos, vídeos mais diversos mostrando crianças, idosos, animais, sendo maltratados ou sendo assassinados , isso porque (não generalizando) se quer mostrar o acontecido muito mais que ajudar a vítima. Consumimos cada vez mais produtos feitos por máquinas e nem nos preocupamos com as pessoas que perderam seus empregos ou deixaram de ter a oportunidade por conta disso.
A moeda tem dois lados assim como tudo na vida, e não poderia ser diferente com a cibercultura, por isso é sempre válido a análise da relação custo beneficio.
O homem está menos humano, isso no duplo sentido da palavra. Desumano por mover e ser movido cada vez máquinas ou algum tipo de tecnologia, e desumano porque, pelo menos em parte, tem contribuído para que o homem esteja mais insensível e indiferente aquilo que está além da sua própria realidade.
Usamos cada vez menos nossas mentes para resolver contas simples porque recorremos logo a uma calculadora que faz todo serviço por nós, inventamos o controle remoto que proporciona a comodidade com a mesma intensidade que nos faz mais sedentários e propícios a doenças.
É muito comum ver em programas jornalísticos, vídeos mais diversos mostrando crianças, idosos, animais, sendo maltratados ou sendo assassinados , isso porque (não generalizando) se quer mostrar o acontecido muito mais que ajudar a vítima. Consumimos cada vez mais produtos feitos por máquinas e nem nos preocupamos com as pessoas que perderam seus empregos ou deixaram de ter a oportunidade por conta disso.
A moeda tem dois lados assim como tudo na vida, e não poderia ser diferente com a cibercultura, por isso é sempre válido a análise da relação custo beneficio.
Assinar:
Postagens (Atom)