sábado, 1 de novembro de 2014

CIBERCULTURA E A DESUMANIZAÇÃO

É inegável dizer que a tecnologia chegou pra ficar, trazendo com ela grandes benefícios e muitas facilidades pra vida de toda sociedade. Da mesma forma que é inegável dizer todos os avanços e modernidades tem tornado o homem cada vez menos humano.
O homem está menos humano, isso no duplo sentido da palavra. Desumano por mover e ser movido cada vez máquinas ou algum tipo de tecnologia, e desumano porque, pelo menos  em parte, tem contribuído para que o homem esteja mais insensível e indiferente aquilo que está além da sua própria realidade.
Usamos cada vez menos nossas mentes para resolver contas simples porque recorremos logo a uma calculadora que faz todo serviço por nós, inventamos o controle remoto que proporciona a comodidade com a mesma intensidade que nos faz mais sedentários e propícios a doenças.
É muito comum ver em programas jornalísticos, vídeos mais diversos mostrando crianças, idosos, animais, sendo maltratados ou sendo assassinados , isso porque (não generalizando) se quer mostrar o acontecido muito mais que ajudar a vítima. Consumimos cada vez mais produtos feitos por máquinas e nem nos preocupamos com as pessoas que perderam seus empregos ou deixaram de ter a oportunidade por conta disso.
A moeda tem dois lados assim como tudo na vida, e não poderia ser diferente com a cibercultura, por isso é sempre válido a análise da relação custo beneficio.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário