A globalização não é uma realização do presente, vem de longa data.
No século XV, com as grandes navegações, depois com a Revolução
Industrial até chegar ao que se tem hoje.
Na sociedade atual sucede uma fusão entre passado, presente e futuro. Eles se
unem e formam um continuo presente.
Com a globalização, já não existe mais a distância entre espaço e tempo, as
barreiras espacias tem sido abolidas por causa dos satélites, as informações
atingem diferentes lugares do mundo em uma mesma fração de tempo, a
distância pode ser vencida pela velocidade. Está ocorrendo a aniquilação do
espaço através do tempo.
Como consequência disso os sujeitos pós modernos vivem muito mais tempo
no espaço virtual, conectadas, porém, individualistas e isolados. Num mundo
onde se produz mais e melhor, mas, com menos mão de obra, o que é
sinônimo de desemprego.
Num mundo globalizado estão todos interligados, mas, no que diz respeito aos
lucros, não contemplando necessariamente a parte social.
Texto baseado na seguinte
referência: http://www.infoescola.com/geografia/globalizaca

Nenhum comentário:
Postar um comentário